quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nova rede social que usa a voz chega ao Brasil

Nova rede social que usa a voz chega ao Brasil

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Nova rede social que usa a voz chega ao BrasilImagem: Divulgação
Uma brincadeira com o ato de falar, o blá blá blá, inspirou o nome da mais nova rede social a chegar no Brasil. Acessível pela web ou pelo celular, o Blaving tem como particularidade o uso da voz em vez do texto. “A voz transmite uma coisa que a escrita não vai transmitir nunca”, diz Fabian de La Rua, CEO da PMovil, empresa responsável pelo portal.  Depois de realizar o cadastro, o usuário pode postar mensagens ou subir arquivos de áudio de, no máximo, dois minutos. Assim como no Twitter, é possível seguir, ser seguido e compartilhar postagens.
Além disso, a interação com outras redes sociais, como o próprio Twitter, o Facebook e o Orkut, também está disponível. Recém-iniciado no endereço www.blaving.com, a rede já conta com cinco mil inscritos e tem como meta cinco milhões até o fim do ano.  “O público brasileiro e latino é conhecido por ser muito comunicativo e, por isso, receptivo às inovações que permitam mais interação, expressão e aproximação com recursos de voz. A popularização massiva dos celulares no Brasil é prova disso”, diz de La Rua, revelando confiança de que o portal pode dar certo no país. O investimento no projeto é de aproximadamente US$ 1,5 milhão apenas no primeiro trimestre.

via billboard

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gravinas de video

                           Wesley Nogg  entrevista e  apresentação Céu Veredas

Gravinas de video




Julio Vibes aqui no meu Espaço  O GRUTASTUDIOSP na maior vibe positiva

FADE ( nome tão utilizado)

 

TÉCNICA DE MONTAGEM - FADE



Recentemente em um fórum que participo ativamente já alguns anos tivemos um companheiro com dúvidas sobre fade. O que levantou até certa curiosidade. Descobri então que ele não entendia a definição de Fade.


Neste Artigo falo sobre essas definições, e vou um pouco além citando uma fórmula matemática para cálculo de duração do fade para que possa ser preciso em sistemas progressivos como no cinema de película, ou cinema digital, ou não menos importante mas não tão complicado, sistema de televisão no modo entrelaçado PAL ou NTSC.


Vejo que cada vez mais gente busca a questão do aspecto de cinema no vídeo, e este é mais um ponto importante a ser considerado.


Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.



FADE EM AUDIO:


FADE = Deslizamento Suave de Level em Decibéis do ponto A ao pontoB.
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)

FADE OUT = Suavização de Saída (começa em 0dB até a faixa inaudível)

FADE TO LEVEL = Deslizar suavemente até um certo nível de Decibéis (do ponto A ao ponto B)

Db(Decibel) = Unidade de Medida de intensidade de áudio.


O Envelope Level, uma das funções básicas de qualquer sistema NLE (edição não-linear) salva uma automação de FADE... Onde você cria pontos com valores iniciais e finais, e sua variação ocorre com o tempo percorrido.



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FADE EM VÍDEO:



FADE = Mudança Suave na opacidade.

FADE IN = Opacidade de 0% a 100%.

FADE TO BLACK = Opacidade de 100% a 0%.

FADE TO WHITE = Brilho de 100% a 1000% (branco estourado).

FADE TO LEVEL = Mudança suave na opacidade do ponto A ao ponto B.


O Envelope Opacity grava uma automação de pontos de FADE em vídeo, ponto A, ponto B linearmente...


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A curva do Fade, assim como do Envelope pode ser configurada para outras formas não lineares, porém todas as formas são temporais.




O fade é uma forma temporal. Isso é imutável.


Mas o que isso significa?Significa que após ter determinada a forma e a duração do fade, ele irá atuar de acordo com a passagem de tempo de execução estabelecida em segundos e suas divisões.


Bom imagina que você tem um FADE TO BLACK, certo.


Esse Fade tem o comprimento de 1 segundo. Ok


Tomemos como princípio que você tem um projeto com 30 frames por segundo ok?


Ponto Inicial do fade 100%, e ponto final 0%.




A fórmula é: (Comprimento x Frames) / Ponto Inicial - Ponto Final




Com os dados acima ficaria:




(1seg x 30frames) / 100 - 0 [ou seja]


30 /100 = 0,3 [ o que isso significa?]

formula01.jpg

Você vai ter 1% de opacidade mudando a cada 0,3 frame...


Ou também significa que a cada quadro você mudou aproximadamente 3% de opacidade.



Para quem trabalha com Televisão não é problema tão grave, pois os quadros ou campos são entrelaçados.


Mas dependendo do comprimento desse fade pode não ficar linear, e visualmente parece engasgado.


Porém bastante notados por olhares atentos, principalmente por colegas da área de edição.


Pois o expectador geralmente se envolve mais com a trama do que com os detalhes da montagem em si.


Mas nunca deve-se subjulgar um expectador.



Já quem trabalha com cinema, exige-se o modo progressivo, ou seja, cada frame tem que ser completo em imagem em todos os seus quadros.


Para isso você precisa calcular o comprimento temporal onde 1% de atenuação de opacidade utilize no mínimo 1 frame de imagem, ou 1 quadro de película.


Mas lembre-se que o framerate de cinema é 24 ou seja. É muito importante recorrer a esta fórmula matemática para chegar a um resultado satisfatório e preciso.

No caso de cinema seria:


1 x 24 / 100 - 0 [isto é]


24 /100 = 0,24 [ ainda não é isso, vc precisa de um resultado mais próximo a 1]

formula02.jpg

Quais são as variáveis que vc pode mexer? [ TEMPO ](por isso disse que é temporal)

vamos lá...fórmula mágica


formula03.jpg

[4segundos x 24frames / 100 - 0]


96 / 100 = 0,96




Claro que esse resultado pode ser exato em 1, para isso você precisará de uns frames a mais, ... e calcular o frame rate correto pra vídeo cinematográfico, película, vídeo entrelaçado etc...

Película = 24.0 frames exatos por segundo.


Vídeo Cinematográfico = 23.976 frames por segundo.


NTSC DV - 29.970


PAL DV - 25.0



Agora os dados estão aí... Quem quiser fuçar...



Não posso dar mais que isso de bandeja.


O importante é você compreender a linha de raciocício e a fórmula.


Seria o mesmo que dizer que um fade pra cinema de 4 segundos seria a melhor opção sempre.


Mas não é simplesmente isso em sua essência.


Lembre-se que ainda temos o Cross-Fade...


Que são fades cruzados de entrada e saída, tanto em áudio quanto vídeo


Olha que esses dados são extremamente técnicos, mas muito importantes para profissionais de qualidade.

Uma aula dessa no Brasil não há... Talvez em Hollywood quem sabe...  

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vinhetas cantadas!? Saiba como NÃO usá-las:

 
Pequenos detalhes são o que fazem a diferença para uma rádio. Que tal falarmos sobre as vinhetas cantadas!? Saiba como NÃO usá-las:

Vinheta é a “imagem” da rádio. Basicamente é ela que a diferencia  da concorrência. A plástica (conjunto de vinhetas cantadas, faladas, trilhas e chamadas)  mostra para o ouvinte imediatamente se a emissora é moderna e dinâmica ou se parece feita em um fundo de quintal.
O radialista precisa entender que a vinheta sempre deve estar em evidência. O motivo é simples: Ela é o principal instrumento da emissora para divulgar o slogan e(a) frequência e claro, o nome da estação. Toda a vez que algo interfere nesse processo, o ouvinte está deixando de memorizar em que rádio está sintonizado. E não queremos que isso aconteça, certo?

Segue agora algumas situações que JAMAIS devem acontecer. Notem que o JAMAIS foi usado propositalmente em maiúsculas.

01) Não fale sobre a vinheta.
Dois objetos não ocupam o mesmo lugar no espaço. É o mesmo caso com a sua voz e a vinheta. Se você não está falando sobre um trilha musical, destinada especificamente para isso, não o faça sobre a vinheta.
O que fazer? Entre imediatamente APÓS  vinheta. Só isso. Não é simples?
Por exemplo, se a saída de break for assim: “DI-FU-SO-RA-EFE-EMEEEEE”! Não comece a falar “34511007, o telefone da sua Difusora FM” no meio da vinheta. O ouvinte não vai entender qual é o telefone da rádio e nem em qual emissora está ele ligado.

02) Não cante sobre a vinheta.

Neste momento estou de joelhos, pedindo a você: Não faça isso! Se você for desafinado (e normalmente é) piora ainda mais. Existe uma razão pelo qual são cantores profissionais cantando a vinheta e não você. Eles são cantores e você, locutor. Parece óbvio? É sim, mas vocês se surpreenderiam a quantidade de vezes que isso acontece no ar.
Está de alto astral? Manhã de sol? Telefone bombando? O break está acabando e vai entrar a vinheta mais animada da rádio e depois a música mais pedida da programação? Você enche o pulmão de ar e vai entrar cantando junto com aquela voz de karaokê? Martele o dedo, pense na derrota do seu time, na multa de trânsito que você ainda não pagou… Em resumo: Baixe a bola e CONTENHA-SE!

03) Não coloque a vinheta com istrumental em cima da música.
Vinheta é para ser colocada ENTRE as músicas e não em cima dela. Se você tentar este “artifício”, vai provocar um efeito desagradável para os ouvintes. As batidas irão se chocar e o que era por exemplo um rock vai virar um samba. Isso passa a sensação (ou certeza) que você não se preparou para entrar no ar, escolhendo a primeira vinheta da sua frente.
Lembre-se, depois de fechar o microfone, você deve planejar com detalhes a sua próxima intervenção. Escolhendo quais vinhetas usar, o que e como falar. Os melhores fazem assim.

04) Não inserir uma vinheta acapela sobre a música.
Você anuncia  na introdução da música e ao mesmo tempo pensa: “Vai sobrar 5 segundos, vou tocar uma acapela e o artista vai cantar logo após. Vai ficar bonito.” Ótimo. Você só esqueceu dois detalhes: Ritmo e tonalidade. Digamos que a batida da música está em 122 bpms (batidas por minuto) e a acapela tem 98. Parece lógico que a a combinação das duas não vai dar certo, não é? E ainda, se a nota predominante entre as duas for diferente (e sempre é), vai passar a impressão que a vinheta está desafinada em relação a música pois não soa natural. Nesse caso , use uma vinheta falada.

05) Não esconda a vinheta.
Às vezes, o volume da vinheta está tão baixo que é difícil perceber o seu uso. Isso acontece por duas ocasiões. As músicas hoje são praticamente masterizadas no máximo, o que encobre uma vinheta mal gravada. Ou então o locutor não tem o cuidado de destacar a vinheta de forma apropriada, usando-a em volume muito baixo. Vinheta é o destaque e não detalhe. Mostre com orgulho a rádio que você trabalha.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Casa de Cultura do Itaim é sede de Feira Mix Literária







 


Hoje o dia foi um pouco  diferente para a galera do Itaim Paulista e eu como morador  ,não podia deixar de prestigiar. Hoje foi dia do  I Feira Mix Cultural, Realizada em frente a Casa de Cultura ( CCI) uma feira com o foco na literatura em comemoração aos  457 anos da Cidade de São Paulo,começou as 10 horas da manhã com um grupo de música sertaneja formada na hora por músicos da região que freqüentam a CCI, um quarteto  formado por violões e Acordeon, fez muita gente ali presente resgatar  a sua  cultura Regional, Clássicos como Tônico e Tinoco, Chitaõzinho e Xororó ( fio de cabelo) embalaram o   encontro literario.



  
 Diversos  escritores  que estavam confirmados para o encontro  onde todos poderiam trocar  informa ções  alguns não compareceram , Já o escritor  João Dico  com sua   Autobiografia, bastante interessante  que conta  toda viagem que realizou em diversos estados  do Pais  colhendo materiais  Genealógico ,pois tem o compromisso de construir no minimo 6 gerações,

 
O Escritor João Dico exibe sua obra
   Quem Compareceu também pode acompanhar e participar do trabalho  da  ARTE MAHIKARI  com sede em todo o mundo, tem  como  filosofia a  Purificação e Elevação espiritual  através da imposição das mãos, uma espécie de energização
Pessoas de diversas crenças participaram e receberam  essa energização.

 Eu Cacau Ras  participei deste ritual e quem fez  dupla comigo ,pois sempre é um outro seguidor da arte que faz em você essa  manobra,
Quem fez comigo foi o jovem Keter 14 anos  participou me energizando ,realizou umas palavras que eu não compreendi ,mas que lembra o Aramaico ou Hidrish que eu ouvia muito na época em que era plantonista no hospital Albert Einstein.deve ficar 10 minutos de olhos fechados ,porém eu com minha vida cotidiana da megalópole São Paulo SP  vou confessar abri meus olhos algumas vezes  durante esse tempo, a praça Lions Club que foi praticamente o  palco da festa recebeu diversas pessoas com faixa etária  bem diferentes. o movimento foi pequeno de usuarios porém importante. para o primeiro  Mix Cultural com foco na literatura da quebrada .

 
André Lovato( atleta  IFC de Jiu Jitsu ) e  sua parceira Francislene
 
Andrio Cândido (Marginaliária)



Itaim Representando no SP Bike tour
Por :Cacau Ras

Matéria Jornal Agora sobre a Influencia da Internet na vida dos jovens


Materia Jornal AGORA com partcipação de Cacau Ras

São Paulo
25/01/2011

Internet influencia expressões da periferia

Fernanda Barbosa
do Agora
"Dar um follow", no Twitter, é passar adiante uma mensagem postada por outra pessoa. Já nas ruas do Itaim Paulista (zona leste de SP), o significado é outro.
"Quando você dá um follow em alguém, quer dizer que você não quer papo com ele, que está ignorando", conta o produtor musical Cacau Ras, 32 anos.
No Campo Limpo (zona sul), a expressão que saiu da tela do computador foi "me tuíta". Moradora da região, Luciana Dias e Silva, 22 anos, explica. "Surgiu com uma brincadeira, quando alguém usou a frase para dizer 'me segue', mas na vida real."
  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta terça, 25 de janeiro, nas bancas
  Por: Cacau Ras