TÉCNICA DE MONTAGEM - FADE
Recentemente em um fórum que participo ativamente já alguns anos tivemos um companheiro com dúvidas sobre fade. O que levantou até certa curiosidade. Descobri então que ele não entendia a definição de Fade.
Neste Artigo falo sobre essas definições, e vou um pouco além citando uma fórmula matemática para cálculo de duração do fade para que possa ser preciso em sistemas progressivos como no cinema de película, ou cinema digital, ou não menos importante mas não tão complicado, sistema de televisão no modo entrelaçado PAL ou NTSC.
Vejo que cada vez mais gente busca a questão do aspecto de cinema no vídeo, e este é mais um ponto importante a ser considerado.
Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.
FADE EM AUDIO:
Neste Artigo falo sobre essas definições, e vou um pouco além citando uma fórmula matemática para cálculo de duração do fade para que possa ser preciso em sistemas progressivos como no cinema de película, ou cinema digital, ou não menos importante mas não tão complicado, sistema de televisão no modo entrelaçado PAL ou NTSC.
Vejo que cada vez mais gente busca a questão do aspecto de cinema no vídeo, e este é mais um ponto importante a ser considerado.
Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.
FADE EM AUDIO:
FADE = Deslizamento Suave de Level em Decibéis do ponto A ao pontoB.
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)
FADE OUT = Suavização de Saída (começa em 0dB até a faixa inaudível)
FADE TO LEVEL = Deslizar suavemente até um certo nível de Decibéis (do ponto A ao ponto B)
Db(Decibel) = Unidade de Medida de intensidade de áudio.
O Envelope Level, uma das funções básicas de qualquer sistema NLE (edição não-linear) salva uma automação de FADE... Onde você cria pontos com valores iniciais e finais, e sua variação ocorre com o tempo percorrido.
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FADE EM VÍDEO:
FADE = Mudança Suave na opacidade.
FADE IN = Opacidade de 0% a 100%.
FADE TO BLACK = Opacidade de 100% a 0%.
FADE TO WHITE = Brilho de 100% a 1000% (branco estourado).
FADE TO LEVEL = Mudança suave na opacidade do ponto A ao ponto B.
O Envelope Opacity grava uma automação de pontos de FADE em vídeo, ponto A, ponto B linearmente...
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A curva do Fade, assim como do Envelope pode ser configurada para outras formas não lineares, porém todas as formas são temporais.
O fade é uma forma temporal. Isso é imutável.
Mas o que isso significa?Significa que após ter determinada a forma e a duração do fade, ele irá atuar de acordo com a passagem de tempo de execução estabelecida em segundos e suas divisões.
Bom imagina que você tem um FADE TO BLACK, certo.
Esse Fade tem o comprimento de 1 segundo. Ok
Tomemos como princípio que você tem um projeto com 30 frames por segundo ok?
Ponto Inicial do fade 100%, e ponto final 0%.
A fórmula é: (Comprimento x Frames) / Ponto Inicial - Ponto Final
Com os dados acima ficaria:
(1seg x 30frames) / 100 - 0 [ou seja]
30 /100 = 0,3 [ o que isso significa?]

Você vai ter 1% de opacidade mudando a cada 0,3 frame...
Ou também significa que a cada quadro você mudou aproximadamente 3% de opacidade.
Para quem trabalha com Televisão não é problema tão grave, pois os quadros ou campos são entrelaçados.
Mas dependendo do comprimento desse fade pode não ficar linear, e visualmente parece engasgado.
Porém bastante notados por olhares atentos, principalmente por colegas da área de edição.
Pois o expectador geralmente se envolve mais com a trama do que com os detalhes da montagem em si.
Mas nunca deve-se subjulgar um expectador.
Já quem trabalha com cinema, exige-se o modo progressivo, ou seja, cada frame tem que ser completo em imagem em todos os seus quadros.
Para isso você precisa calcular o comprimento temporal onde 1% de atenuação de opacidade utilize no mínimo 1 frame de imagem, ou 1 quadro de película.
Mas lembre-se que o framerate de cinema é 24 ou seja. É muito importante recorrer a esta fórmula matemática para chegar a um resultado satisfatório e preciso.
No caso de cinema seria:
1 x 24 / 100 - 0 [isto é]
24 /100 = 0,24 [ ainda não é isso, vc precisa de um resultado mais próximo a 1]

Quais são as variáveis que vc pode mexer? [ TEMPO ](por isso disse que é temporal)
vamos lá...fórmula mágica

[4segundos x 24frames / 100 - 0]
96 / 100 = 0,96
Claro que esse resultado pode ser exato em 1, para isso você precisará de uns frames a mais, ... e calcular o frame rate correto pra vídeo cinematográfico, película, vídeo entrelaçado etc...
Película = 24.0 frames exatos por segundo.
Vídeo Cinematográfico = 23.976 frames por segundo.
NTSC DV - 29.970
PAL DV - 25.0
Agora os dados estão aí... Quem quiser fuçar...
Não posso dar mais que isso de bandeja.
O importante é você compreender a linha de raciocício e a fórmula.
Seria o mesmo que dizer que um fade pra cinema de 4 segundos seria a melhor opção sempre.
Mas não é simplesmente isso em sua essência.
Lembre-se que ainda temos o Cross-Fade...
Que são fades cruzados de entrada e saída, tanto em áudio quanto vídeo
Olha que esses dados são extremamente técnicos, mas muito importantes para profissionais de qualidade.
Uma aula dessa no Brasil não há... Talvez em Hollywood quem sabe...
Nussa legal pakas, e sem falar que dá umas dicas legais tbm (:
ResponderExcluirMuito bom! Poderia rolar um cursinho prático para iniciantes hein ;)
ResponderExcluirUm abraço!