segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como fazer um enquadramento perfeito para fotos e vídeo



image:
Bom uso da regra dos terços
Para fotojornalistas e documentaristas iniciantes ou aqueles que querem se familiarizar com uma câmera, aqui estão algumas dicas sobre como enquadrar vídeo ou fotos. Este artigo é o primeiro de uma série de três partes.
Regra dos terços
Se você dividir o quadro em três partes da esquerda para a direita e de cima e para baixo, criará a regra básica dos terços. Parece que um desenho de jogo da velha.
A regra dos terços diz que cada imagem será mais interessante se você colocar a parte mais importante perto de uma intersecção. No começo, pode parecer um pouco estranho não colocar o foco da imagem no centro, mas movendo-o para uma intersecção das linhas ajudará realmente a encontrar o sujeito da imagem que você quer que vejam.
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Mau uso da regra dos terços
Se você não pode colocar seu sujeito na intersecção de uma linha de dois terços, um bom lugar é ao longo de uma linha única. Fazer com que espectador olhe para o que você quer é uma parte importante na comunicação de uma mensagem visual. A regra dos terços é uma ótima maneira de controlar o olho do espectador. Também é importante não ter muitos pontos focais em uma imagem. Há quatro interseções na regra dos terços, mas raramente você deve usar mais que duas.
Algumas coisas boas para colocar em uma intersecção ou linha de terços incluem os olhos, mãos, o ponto de fuga, sinais e um objeto visível em movimento (para vídeo).
Alturas
Há alturas diferentes para o enquadramento de uma imagem -- cabeça, queixo e olhar são alguns deles. O ponto básico de todos eles: se você cortar parte de uma pessoa com a borda do quadro, então o espectador vai achar que a imagem está incompleta.
Altura da cabeça é o espaço acima da cabeça de uma pessoa no quadro. Você precisa manter algum espaço acima da cabeça a menos que a imagem seja tão perto que a cabeça do sujeito não pode caber dentro do quadro.
image:
Sem espaço suficiente acima da cabeça
Altura do queixo é o espaço abaixo do queixo de alguém no quadro. Uma cabeça que é cortada no pescoço parece perdida no espaço. Muitas vezes, é melhor pensar nisso como altura do ombro, porque é isso que você realmente deseja incluir. Um pouco de ombro vai ajudar a juntar a cabeça da pessoa ao corpo e criar uma imagem mais natural.
image:
Um bom enquadramento que deixa espaço para o olhar
A altura do olhar é o espaço no quadro criado quando um sujeito olha para o lado. Quanto mais a cabeça da pessoa está virada à esquerda ou à direita, mais altura ou espaço do olhar será necessário para a foto.
Uma boa regra é manter o nariz do sujeito no meio do quadro. Se a imagem tem muito espaço do olhar, o quadro fica fora de equilíbrio. Se tem muito pouco, cria-se o efeito de filme de terror parecendo que "alguém está atrás de você."
Por: Cacau Ras
Fonte: ICFJ

Como fazer um enquadramento perfeito para fotos e vídeo



image:
Bom uso da regra dos terços
Para fotojornalistas e documentaristas iniciantes ou aqueles que querem se familiarizar com uma câmera, aqui estão algumas dicas sobre como enquadrar vídeo ou fotos. Este artigo é o primeiro de uma série de três partes.
Regra dos terços
Se você dividir o quadro em três partes da esquerda para a direita e de cima e para baixo, criará a regra básica dos terços. Parece que um desenho de jogo da velha.
A regra dos terços diz que cada imagem será mais interessante se você colocar a parte mais importante perto de uma intersecção. No começo, pode parecer um pouco estranho não colocar o foco da imagem no centro, mas movendo-o para uma intersecção das linhas ajudará realmente a encontrar o sujeito da imagem que você quer que vejam.
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Mau uso da regra dos terços
Se você não pode colocar seu sujeito na intersecção de uma linha de dois terços, um bom lugar é ao longo de uma linha única. Fazer com que espectador olhe para o que você quer é uma parte importante na comunicação de uma mensagem visual. A regra dos terços é uma ótima maneira de controlar o olho do espectador. Também é importante não ter muitos pontos focais em uma imagem. Há quatro interseções na regra dos terços, mas raramente você deve usar mais que duas.
Algumas coisas boas para colocar em uma intersecção ou linha de terços incluem os olhos, mãos, o ponto de fuga, sinais e um objeto visível em movimento (para vídeo).
Alturas
Há alturas diferentes para o enquadramento de uma imagem -- cabeça, queixo e olhar são alguns deles. O ponto básico de todos eles: se você cortar parte de uma pessoa com a borda do quadro, então o espectador vai achar que a imagem está incompleta.
Altura da cabeça é o espaço acima da cabeça de uma pessoa no quadro. Você precisa manter algum espaço acima da cabeça a menos que a imagem seja tão perto que a cabeça do sujeito não pode caber dentro do quadro.
image:
Sem espaço suficiente acima da cabeça
Altura do queixo é o espaço abaixo do queixo de alguém no quadro. Uma cabeça que é cortada no pescoço parece perdida no espaço. Muitas vezes, é melhor pensar nisso como altura do ombro, porque é isso que você realmente deseja incluir. Um pouco de ombro vai ajudar a juntar a cabeça da pessoa ao corpo e criar uma imagem mais natural.
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Um bom enquadramento que deixa espaço para o olhar
A altura do olhar é o espaço no quadro criado quando um sujeito olha para o lado. Quanto mais a cabeça da pessoa está virada à esquerda ou à direita, mais altura ou espaço do olhar será necessário para a foto.
Uma boa regra é manter o nariz do sujeito no meio do quadro. Se a imagem tem muito espaço do olhar, o quadro fica fora de equilíbrio. Se tem muito pouco, cria-se o efeito de filme de terror parecendo que "alguém está atrás de você."
Por: Cacau Ras
Fonte: ICFJ

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Câmera e seus movimentos


 MOVIMENTOS DE CÂMERA
Dentro de cada plano, pode haver movimentos de câmera.
Vamos conhece-los com esse pequeno texto de fácil assimilação.


PANORÂMICO (PAN): É quando a câmera, sem sair do próprio eixo, movimenta-se para os lados na horizontal, ou seja, movimento para esquerda ou direita. TRAVELLING (TRAVEL): Essa movimentação pode ser feita em cima de um carrinho, grua, steadycam e até no ombro. Seu eixo é móvel para os lados, frente, para trás, ou até mesmo curvas. PAN VERTICAL (TILT): É uma panorâmica com movimento vertical. De cima a baixo ou de baixo para cima. CHICOTE:LENTES Existe basicamente três tipos de lentes utilizadas em cinema. As teleobjetivas, as normais, e as grande angulares. Todas com suas características específicas que se enquadram em cada tipo de plano e linguagem a ser utilizadas no filme. É uma panorâmica muito rápida, do tipo que deixa rastros de luz quando passa pelos objetos filmados. TELEOBJETIVA: É uma lente fechada que não possui grande profundidade de campo(foco) o que a torna muito utilizada por exemplo quando se quer delimitar a atenção do espectador unicamente para o objeto ou ator filmado, deixando o resto fora de foco. NORMAL: É um tipo de lente que possui um olhar mais humano. Possui um foco mais infinito, que abrange quase todos os objetos de cena. GRANDE ANGULAR: A grande angular possui uma boa profundidade de foco. Ao contrário da teleobjetiva, quase tudo que estiver em quadro fica visível. Esta lente cria uma falsa relação de distância entre dois objetos filmados. OLHO DE PEIXE: Nada mais é do que uma grande angular mais aberta. Tão aberta, que tudo que estiver nos cantos do quadro, criando “aberrações” na imagem fica distorcido. É uma lente de efeito muito utilizada em vídeo-clipes. MACRO: É uma objetiva que permite que façamos o foco com a câmera bem próxima ao objeto. Possibilita por exemplo, filmar uma rosa, ou um formigueiro como se estivéssemos colados, porém possui quase nada de profundidade de campo.






- Traveling: Movimento onde a câmera anda sobre um caminho. Altera a perspectiva e a profundidade de campo. Pode ser horizontal, vertical, in ou out.







- Zoom: Movimento de lente que aproxima ou distancia o objeto, não alterando a perspectiva, mas alterando também a profundidade de campo (área nítida entre o fundo e o objeto). Pode ser In ou Out.




C. ENQUADRAMENTOS
- Plano Geral (PG): Pega todo o ambiente onde está o objeto da filmagem com este pouco definido ao centro (mostra toda a praia com Ana Maria correndo ao centro)
- Plano Aberto (PA): Pega todo o objeto da filmagem e nada mais (mostra Ana Maria de corpo inteiro)
- Plano Americano (PAm): Muito usado em Hollywood nos anos 40/50, Mostra +ou- dois terços do objeto (Ana Maria de cima do joelho à cabeça)
- Plano Médio (PM): mostra meio objeto (Ana Maria da cintura para
cima)
- Plano Próximo (PP): Mostra 1 terço do objeto (Ana Maria apresentando telejornal)
- Close: Mostra parte significativa do objeto (rosto de AM)
- Super Close (Close Up): Mostra detalhe de parte significativa do objeto (olhos de AM)


ENCERRAMENTO DO ARTIGO
Você agora deve estar se perguntando o que é profundidade de campo(depth of field).
Por isso selecionei um artigo do wikipédia em português, específico sobre o assunto com imagens de exemplo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo

E como falei de lentes, devem ter surgido dúvidas a respeito de filtros(UV, POLARIZADOR, COLORIDOS ETC..)
Esse assunto vou abordar quando escrever sobre iluminação, ótica e cores.

Agradeço sua visita ao Blog.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FOTOGRAFIA PARA FILME

GUIA RÁPIDO DE FOTOGRAFIA PARA FILME



Pensei em começar falando sobre roteiros, mas pretendo realizar uma série individual sobre esse tema.Que se seguirá abordando muitos assuntos ligados ao audiovisual.
Esta é a primeira parte desse guia sobre fotografia no mundo do audiovisual.
Nesse primeiro tópico abordarei PLANOS, MOVIMENTOS DE CÂMERA e LENTES.

O PLANO

O plano no cinema, é o que dita a história de um filme, como se fosse a palavra-visual.
A partir daí surge espaço para atuação, som, arte, figurino, objetos de cena etc.
Antes de se pensar no ator, trilha sonora etc, é preciso conhecer cada plano, disseca-lo por completo dentro de todas as áreas de produção para dentro da seqüência de planos verificar suas necessidades em todos os sentidos. Mas este assunto é DECUPAGEM, que foge um pouco de nosso tema, mas tem ligação com ele ao mesmo tempo. Mais isso é para outro dia...

Você deve estar se perguntando, afinal o que é plano?
Pois é, difícil definir. Posso exemplificar dizendo que plano é o posicionamento da câmera em relação ao objeto principal.
Pense que você irá filmar um diálogo entre duas pessoas.
Imagine quantas câmeras você usaria, e onde colocaria cada uma delas?
Bom isso são planos.

E como o uso dos planos pode ajudar a contar uma história?
Os planos contam história de acordo com sua alternância, chamada de seqüência.
Agora imagine esse mesmo diálogo, agora imagine em que ponto exato será feito o corte entre uma câmera e outra. Isso é seqüência.


É como se Plano fosse uma falavra, e Seqüência uma frase.

OS PLANOS:

PLANO GERAL: (PG)Nesse plano a câmera enquadra todos os elementos da cena, os personagens, cenografia e tudo mais.

PLANO CONJUNTO: (PC)É como um plano geral menos abranjante, chamando mais a atenção para o foco principal da cena, como o nosso bom e velho diálogo do exemplo, porém enquadrando objetos de cenário sem dar tanto destaque para não desviar a atenção do espectador.

PLANO AMERICANO: (PA)
É o plano ao qual se enquadra os personagens a partir de um palmo acima do joelho até o topo da cabeça. Esse nome surgiu nos filmes de velho-oeste americanos, onde foi muito comum seu uso. Pois enquadrava o revólver no coldre que ficava ligeiramente abaixo da cintura do personagem numa cena de duelo.

PLANO MÉDIO: (PM)É o enquadramento mais fechado que o Americano, pois enquadra a partir da cintura até 4 dedos acima do topo da cabeça.

PLANO PRÓXIMO: (PP)Ele começa na altura do peito até dois dedos acima da cabeça.

CLOSE-UP: (CU ou CL)
É o enquadramento no rosto, meio palmo abaixo do queixo até o topo da cabeça.

GRANDE CLOSE-UP ou BIG-CLOSE: (BC)Enquadra o rosto da ponta do queixo até o meio da testa.

PLANO DETALHE: (PD)
É quando se quer detalhar qualquer assunto, por exempo, a boca de um personagem em um diálogo, uma frase dentro de um texto de um jornal em cena. As mãos etc..

PLANO PLONGEÉ (Lê-se Plongê) (PL)
Nesse plano, a câmera é colocada acima da linha do olhar dos personagens, registrando a cena do alto, numa diagonal. É como se a câmera fosse os olhos de alguém muito mais alto que o normal. Imagine um homem de 3 metros olhando para você. E para ele você é um baixinho...

CONTRA-PLONGEÉ: (CP)
É exatamente o oposto do Plongeé. Como se você olhasse alguém de 3 metros.
Nesse plano consegue se criar a ilusão de que o objeto ou pessoa é muito mais alto que o normal.
Esse plano é muito usado em filmes com Arnold Schwarzenegger, pois ele é um homem baixo, porém o diretor pretende passar a idéia de uma pessoa alta, forte, onipotente.

PLANO ZENITAL: (PZ)
A câmera é colocada no topo, no alto do cenário, apotando diretamente para baixo.
A 90º da linha do horizonte. Seu nome provém da palavra ZÊNITE, que é o ponto central do céu quando olhamos diretamente para ele.

PLANO CONTRA ZENITAL: (CZ)
Como no Plongeé e Contra-Plongeé, o Contra Zenital é diretamente o oposto do Zenital.
O ponto central da terra olhando para o centro do céu.

PLANO SUBJETIVO: (PS)Como se fosse o ponto de vista de um dos personagens da história, ou seja, em primeira pessoa.
Esse plano é usado quando se quer aumentar a dramaticidade permitindo ao espectador "viver"
a vida do personagem por um momento.
Esse plano foi muito usado no filme A bruxa de Blair dirigido por Eduardo Sanchez e Daniel Myrick.
PLANO SEQUENCIA: (PS)
Este não é muito bem um plano como os outros. Ele pode ser todos os ao mesmo tempo em sequência, desde que seja sem cortes e alternância entre um plano e outro em movimentação.
É bastante usado na década de 60 e ainda nos dias atuais. Requer maior preparação de locação(ambiente) pois a área usada no set aumenta. É muito utilizado com Gruas, um tipo de estabilizador de câmera com braço móvel em 2 ou 3 eixos, que possui movimentação livre em 3 dimenções.