GUIA RÁPIDO DE FOTOGRAFIA PARA FILME
Pensei em começar falando sobre roteiros, mas pretendo realizar uma série individual sobre esse tema.Que se seguirá abordando muitos assuntos ligados ao audiovisual.
Esta é a primeira parte desse guia sobre fotografia no mundo do audiovisual.
Nesse primeiro tópico abordarei PLANOS, MOVIMENTOS DE CÂMERA e LENTES.
O PLANO
O plano no cinema, é o que dita a história de um filme, como se fosse a palavra-visual.
A partir daí surge espaço para atuação, som, arte, figurino, objetos de cena etc.
Antes de se pensar no ator, trilha sonora etc, é preciso conhecer cada plano, disseca-lo por completo dentro de todas as áreas de produção para dentro da seqüência de planos verificar suas necessidades em todos os sentidos. Mas este assunto é DECUPAGEM, que foge um pouco de nosso tema, mas tem ligação com ele ao mesmo tempo. Mais isso é para outro dia...
Você deve estar se perguntando, afinal o que é plano?
Pois é, difícil definir. Posso exemplificar dizendo que plano é o posicionamento da câmera em relação ao objeto principal.
Pense que você irá filmar um diálogo entre duas pessoas.
Imagine quantas câmeras você usaria, e onde colocaria cada uma delas?
Bom isso são planos.
E como o uso dos planos pode ajudar a contar uma história?
Os planos contam história de acordo com sua alternância, chamada de seqüência.
Agora imagine esse mesmo diálogo, agora imagine em que ponto exato será feito o corte entre uma câmera e outra. Isso é seqüência.
É como se Plano fosse uma falavra, e Seqüência uma frase.
OS PLANOS:
PLANO GERAL: (PG)Nesse plano a câmera enquadra todos os elementos da cena, os personagens, cenografia e tudo mais.
PLANO CONJUNTO: (PC)É como um plano geral menos abranjante, chamando mais a atenção para o foco principal da cena, como o nosso bom e velho diálogo do exemplo, porém enquadrando objetos de cenário sem dar tanto destaque para não desviar a atenção do espectador.
PLANO AMERICANO: (PA)
É o plano ao qual se enquadra os personagens a partir de um palmo acima do joelho até o topo da cabeça. Esse nome surgiu nos filmes de velho-oeste americanos, onde foi muito comum seu uso. Pois enquadrava o revólver no coldre que ficava ligeiramente abaixo da cintura do personagem numa cena de duelo.
PLANO MÉDIO: (PM)É o enquadramento mais fechado que o Americano, pois enquadra a partir da cintura até 4 dedos acima do topo da cabeça.
PLANO PRÓXIMO: (PP)Ele começa na altura do peito até dois dedos acima da cabeça.
CLOSE-UP: (CU ou CL)
É o enquadramento no rosto, meio palmo abaixo do queixo até o topo da cabeça.
GRANDE CLOSE-UP ou BIG-CLOSE: (BC)Enquadra o rosto da ponta do queixo até o meio da testa.
PLANO DETALHE: (PD)
É quando se quer detalhar qualquer assunto, por exempo, a boca de um personagem em um diálogo, uma frase dentro de um texto de um jornal em cena. As mãos etc..
PLANO PLONGEÉ (Lê-se Plongê) (PL)
Nesse plano, a câmera é colocada acima da linha do olhar dos personagens, registrando a cena do alto, numa diagonal. É como se a câmera fosse os olhos de alguém muito mais alto que o normal. Imagine um homem de 3 metros olhando para você. E para ele você é um baixinho...
CONTRA-PLONGEÉ: (CP)
É exatamente o oposto do Plongeé. Como se você olhasse alguém de 3 metros.
Nesse plano consegue se criar a ilusão de que o objeto ou pessoa é muito mais alto que o normal.
Esse plano é muito usado em filmes com Arnold Schwarzenegger, pois ele é um homem baixo, porém o diretor pretende passar a idéia de uma pessoa alta, forte, onipotente.
PLANO ZENITAL: (PZ)
A câmera é colocada no topo, no alto do cenário, apotando diretamente para baixo.
A 90º da linha do horizonte. Seu nome provém da palavra ZÊNITE, que é o ponto central do céu quando olhamos diretamente para ele.
PLANO CONTRA ZENITAL: (CZ)
Como no Plongeé e Contra-Plongeé, o Contra Zenital é diretamente o oposto do Zenital.
O ponto central da terra olhando para o centro do céu.
PLANO SUBJETIVO: (PS)Como se fosse o ponto de vista de um dos personagens da história, ou seja, em primeira pessoa.
Esse plano é usado quando se quer aumentar a dramaticidade permitindo ao espectador "viver"
a vida do personagem por um momento.
Esse plano foi muito usado no filme A bruxa de Blair dirigido por Eduardo Sanchez e Daniel Myrick.
PLANO SEQUENCIA: (PS)
Este não é muito bem um plano como os outros. Ele pode ser todos os ao mesmo tempo em sequência, desde que seja sem cortes e alternância entre um plano e outro em movimentação.
É bastante usado na década de 60 e ainda nos dias atuais. Requer maior preparação de locação(ambiente) pois a área usada no set aumenta. É muito utilizado com Gruas, um tipo de estabilizador de câmera com braço móvel em 2 ou 3 eixos, que possui movimentação livre em 3 dimenções.
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