
Destinado a divulgar e mostrar as multifaces de Cacau Ras. Prof°Multimídia,Multinstrumentista, Produtor Broadcast, Cinema,Jornalismo,Radio e TV. +55 11 /6662-2770 Centro Brasileiro de Estudos da América Latina CBEAL www.memorial.sp.gov.br Academia Internacional de Cinema AIC www.aicinema.com.br Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo www.each.usp.br
quinta-feira, 3 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Câmera e seus movimentos
MOVIMENTOS DE CÂMERA
Dentro de cada plano, pode haver movimentos de câmera.
Vamos conhece-los com esse pequeno texto de fácil assimilação.
Vamos conhece-los com esse pequeno texto de fácil assimilação.
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- Traveling: Movimento onde a câmera anda sobre um caminho. Altera a perspectiva e a profundidade de campo. Pode ser horizontal, vertical, in ou out. | ![]() | ||
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- Zoom: Movimento de lente que aproxima ou distancia o objeto, não alterando a perspectiva, mas alterando também a profundidade de campo (área nítida entre o fundo e o objeto). Pode ser In ou Out. | ![]() | ||
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ENCERRAMENTO DO ARTIGO
Você agora deve estar se perguntando o que é profundidade de campo(depth of field).
Por isso selecionei um artigo do wikipédia em português, específico sobre o assunto com imagens de exemplo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo
Por isso selecionei um artigo do wikipédia em português, específico sobre o assunto com imagens de exemplo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo
E como falei de lentes, devem ter surgido dúvidas a respeito de filtros(UV, POLARIZADOR, COLORIDOS ETC..)
Esse assunto vou abordar quando escrever sobre iluminação, ótica e cores.
Agradeço sua visita ao Blog.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
FOTOGRAFIA PARA FILME
GUIA RÁPIDO DE FOTOGRAFIA PARA FILME
Pensei em começar falando sobre roteiros, mas pretendo realizar uma série individual sobre esse tema.Que se seguirá abordando muitos assuntos ligados ao audiovisual.
Esta é a primeira parte desse guia sobre fotografia no mundo do audiovisual.
Nesse primeiro tópico abordarei PLANOS, MOVIMENTOS DE CÂMERA e LENTES.
O PLANO
O plano no cinema, é o que dita a história de um filme, como se fosse a palavra-visual.
A partir daí surge espaço para atuação, som, arte, figurino, objetos de cena etc.
Antes de se pensar no ator, trilha sonora etc, é preciso conhecer cada plano, disseca-lo por completo dentro de todas as áreas de produção para dentro da seqüência de planos verificar suas necessidades em todos os sentidos. Mas este assunto é DECUPAGEM, que foge um pouco de nosso tema, mas tem ligação com ele ao mesmo tempo. Mais isso é para outro dia...
Você deve estar se perguntando, afinal o que é plano?
Pois é, difícil definir. Posso exemplificar dizendo que plano é o posicionamento da câmera em relação ao objeto principal.
Pense que você irá filmar um diálogo entre duas pessoas.
Imagine quantas câmeras você usaria, e onde colocaria cada uma delas?
Bom isso são planos.
E como o uso dos planos pode ajudar a contar uma história?
Os planos contam história de acordo com sua alternância, chamada de seqüência.
Agora imagine esse mesmo diálogo, agora imagine em que ponto exato será feito o corte entre uma câmera e outra. Isso é seqüência.
É como se Plano fosse uma falavra, e Seqüência uma frase.
OS PLANOS:
PLANO GERAL: (PG)Nesse plano a câmera enquadra todos os elementos da cena, os personagens, cenografia e tudo mais.
PLANO CONJUNTO: (PC)É como um plano geral menos abranjante, chamando mais a atenção para o foco principal da cena, como o nosso bom e velho diálogo do exemplo, porém enquadrando objetos de cenário sem dar tanto destaque para não desviar a atenção do espectador.
PLANO AMERICANO: (PA)
É o plano ao qual se enquadra os personagens a partir de um palmo acima do joelho até o topo da cabeça. Esse nome surgiu nos filmes de velho-oeste americanos, onde foi muito comum seu uso. Pois enquadrava o revólver no coldre que ficava ligeiramente abaixo da cintura do personagem numa cena de duelo.
PLANO MÉDIO: (PM)É o enquadramento mais fechado que o Americano, pois enquadra a partir da cintura até 4 dedos acima do topo da cabeça.
PLANO PRÓXIMO: (PP)Ele começa na altura do peito até dois dedos acima da cabeça.
CLOSE-UP: (CU ou CL)
É o enquadramento no rosto, meio palmo abaixo do queixo até o topo da cabeça.
GRANDE CLOSE-UP ou BIG-CLOSE: (BC)Enquadra o rosto da ponta do queixo até o meio da testa.
PLANO DETALHE: (PD)
É quando se quer detalhar qualquer assunto, por exempo, a boca de um personagem em um diálogo, uma frase dentro de um texto de um jornal em cena. As mãos etc..
PLANO PLONGEÉ (Lê-se Plongê) (PL)
Nesse plano, a câmera é colocada acima da linha do olhar dos personagens, registrando a cena do alto, numa diagonal. É como se a câmera fosse os olhos de alguém muito mais alto que o normal. Imagine um homem de 3 metros olhando para você. E para ele você é um baixinho...
CONTRA-PLONGEÉ: (CP)
É exatamente o oposto do Plongeé. Como se você olhasse alguém de 3 metros.
Nesse plano consegue se criar a ilusão de que o objeto ou pessoa é muito mais alto que o normal.
Esse plano é muito usado em filmes com Arnold Schwarzenegger, pois ele é um homem baixo, porém o diretor pretende passar a idéia de uma pessoa alta, forte, onipotente.
PLANO ZENITAL: (PZ)
A câmera é colocada no topo, no alto do cenário, apotando diretamente para baixo.
A 90º da linha do horizonte. Seu nome provém da palavra ZÊNITE, que é o ponto central do céu quando olhamos diretamente para ele.
PLANO CONTRA ZENITAL: (CZ)
Como no Plongeé e Contra-Plongeé, o Contra Zenital é diretamente o oposto do Zenital.
O ponto central da terra olhando para o centro do céu.
PLANO SUBJETIVO: (PS)Como se fosse o ponto de vista de um dos personagens da história, ou seja, em primeira pessoa.
Esse plano é usado quando se quer aumentar a dramaticidade permitindo ao espectador "viver"
a vida do personagem por um momento.
Esse plano foi muito usado no filme A bruxa de Blair dirigido por Eduardo Sanchez e Daniel Myrick.
PLANO SEQUENCIA: (PS)
Este não é muito bem um plano como os outros. Ele pode ser todos os ao mesmo tempo em sequência, desde que seja sem cortes e alternância entre um plano e outro em movimentação.
É bastante usado na década de 60 e ainda nos dias atuais. Requer maior preparação de locação(ambiente) pois a área usada no set aumenta. É muito utilizado com Gruas, um tipo de estabilizador de câmera com braço móvel em 2 ou 3 eixos, que possui movimentação livre em 3 dimenções.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Nova rede social que usa a voz chega ao Brasil
Nova rede social que usa a voz chega ao Brasil

Uma brincadeira com o ato de falar, o blá blá blá, inspirou o nome da mais nova rede social a chegar no Brasil. Acessível pela web ou pelo celular, o Blaving tem como particularidade o uso da voz em vez do texto. “A voz transmite uma coisa que a escrita não vai transmitir nunca”, diz Fabian de La Rua, CEO da PMovil, empresa responsável pelo portal. Depois de realizar o cadastro, o usuário pode postar mensagens ou subir arquivos de áudio de, no máximo, dois minutos. Assim como no Twitter, é possível seguir, ser seguido e compartilhar postagens.
Além disso, a interação com outras redes sociais, como o próprio Twitter, o Facebook e o Orkut, também está disponível. Recém-iniciado no endereço www.blaving.com, a rede já conta com cinco mil inscritos e tem como meta cinco milhões até o fim do ano. “O público brasileiro e latino é conhecido por ser muito comunicativo e, por isso, receptivo às inovações que permitam mais interação, expressão e aproximação com recursos de voz. A popularização massiva dos celulares no Brasil é prova disso”, diz de La Rua, revelando confiança de que o portal pode dar certo no país. O investimento no projeto é de aproximadamente US$ 1,5 milhão apenas no primeiro trimestre.
via billboard
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
FADE ( nome tão utilizado)
TÉCNICA DE MONTAGEM - FADE
Recentemente em um fórum que participo ativamente já alguns anos tivemos um companheiro com dúvidas sobre fade. O que levantou até certa curiosidade. Descobri então que ele não entendia a definição de Fade.
Neste Artigo falo sobre essas definições, e vou um pouco além citando uma fórmula matemática para cálculo de duração do fade para que possa ser preciso em sistemas progressivos como no cinema de película, ou cinema digital, ou não menos importante mas não tão complicado, sistema de televisão no modo entrelaçado PAL ou NTSC.
Vejo que cada vez mais gente busca a questão do aspecto de cinema no vídeo, e este é mais um ponto importante a ser considerado.
Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.
FADE EM AUDIO:
Neste Artigo falo sobre essas definições, e vou um pouco além citando uma fórmula matemática para cálculo de duração do fade para que possa ser preciso em sistemas progressivos como no cinema de película, ou cinema digital, ou não menos importante mas não tão complicado, sistema de televisão no modo entrelaçado PAL ou NTSC.
Vejo que cada vez mais gente busca a questão do aspecto de cinema no vídeo, e este é mais um ponto importante a ser considerado.
Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.
FADE EM AUDIO:
FADE = Deslizamento Suave de Level em Decibéis do ponto A ao pontoB.
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)
FADE OUT = Suavização de Saída (começa em 0dB até a faixa inaudível)
FADE TO LEVEL = Deslizar suavemente até um certo nível de Decibéis (do ponto A ao ponto B)
Db(Decibel) = Unidade de Medida de intensidade de áudio.
O Envelope Level, uma das funções básicas de qualquer sistema NLE (edição não-linear) salva uma automação de FADE... Onde você cria pontos com valores iniciais e finais, e sua variação ocorre com o tempo percorrido.
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FADE EM VÍDEO:
FADE = Mudança Suave na opacidade.
FADE IN = Opacidade de 0% a 100%.
FADE TO BLACK = Opacidade de 100% a 0%.
FADE TO WHITE = Brilho de 100% a 1000% (branco estourado).
FADE TO LEVEL = Mudança suave na opacidade do ponto A ao ponto B.
O Envelope Opacity grava uma automação de pontos de FADE em vídeo, ponto A, ponto B linearmente...
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A curva do Fade, assim como do Envelope pode ser configurada para outras formas não lineares, porém todas as formas são temporais.
O fade é uma forma temporal. Isso é imutável.
Mas o que isso significa?Significa que após ter determinada a forma e a duração do fade, ele irá atuar de acordo com a passagem de tempo de execução estabelecida em segundos e suas divisões.
Bom imagina que você tem um FADE TO BLACK, certo.
Esse Fade tem o comprimento de 1 segundo. Ok
Tomemos como princípio que você tem um projeto com 30 frames por segundo ok?
Ponto Inicial do fade 100%, e ponto final 0%.
A fórmula é: (Comprimento x Frames) / Ponto Inicial - Ponto Final
Com os dados acima ficaria:
(1seg x 30frames) / 100 - 0 [ou seja]
30 /100 = 0,3 [ o que isso significa?]

Você vai ter 1% de opacidade mudando a cada 0,3 frame...
Ou também significa que a cada quadro você mudou aproximadamente 3% de opacidade.
Para quem trabalha com Televisão não é problema tão grave, pois os quadros ou campos são entrelaçados.
Mas dependendo do comprimento desse fade pode não ficar linear, e visualmente parece engasgado.
Porém bastante notados por olhares atentos, principalmente por colegas da área de edição.
Pois o expectador geralmente se envolve mais com a trama do que com os detalhes da montagem em si.
Mas nunca deve-se subjulgar um expectador.
Já quem trabalha com cinema, exige-se o modo progressivo, ou seja, cada frame tem que ser completo em imagem em todos os seus quadros.
Para isso você precisa calcular o comprimento temporal onde 1% de atenuação de opacidade utilize no mínimo 1 frame de imagem, ou 1 quadro de película.
Mas lembre-se que o framerate de cinema é 24 ou seja. É muito importante recorrer a esta fórmula matemática para chegar a um resultado satisfatório e preciso.
No caso de cinema seria:
1 x 24 / 100 - 0 [isto é]
24 /100 = 0,24 [ ainda não é isso, vc precisa de um resultado mais próximo a 1]

Quais são as variáveis que vc pode mexer? [ TEMPO ](por isso disse que é temporal)
vamos lá...fórmula mágica

[4segundos x 24frames / 100 - 0]
96 / 100 = 0,96
Claro que esse resultado pode ser exato em 1, para isso você precisará de uns frames a mais, ... e calcular o frame rate correto pra vídeo cinematográfico, película, vídeo entrelaçado etc...
Película = 24.0 frames exatos por segundo.
Vídeo Cinematográfico = 23.976 frames por segundo.
NTSC DV - 29.970
PAL DV - 25.0
Agora os dados estão aí... Quem quiser fuçar...
Não posso dar mais que isso de bandeja.
O importante é você compreender a linha de raciocício e a fórmula.
Seria o mesmo que dizer que um fade pra cinema de 4 segundos seria a melhor opção sempre.
Mas não é simplesmente isso em sua essência.
Lembre-se que ainda temos o Cross-Fade...
Que são fades cruzados de entrada e saída, tanto em áudio quanto vídeo
Olha que esses dados são extremamente técnicos, mas muito importantes para profissionais de qualidade.
Uma aula dessa no Brasil não há... Talvez em Hollywood quem sabe...
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